URGENTE: Activistas da Greenpeace foram presos no Japão


Dois dos activistas da Greenpeace que expuseram uma fraude de desvio de carne de baleia no Japão - Junichi Sato e Toru Suzuki - foram presos - por terem alegadamente roubado a carne de baleia que eles próprios entregaram à polícia como prova.

Exija ao governo japonês a libertação destes activistas - http://www.greenpeace.org/international/news/activists-arrested-200608

Esta é a consequência. Nós descobrimos o escândalo que envolve forças poderosas do governo japonês que beneficiam da caça à baleia, e não surpreende o facto de eles nos estarem a atacar.

O mais surpreendente é que estes activistas, inocentes de qualquer crime, foram presos por devolver a carne de baleia roubada aos contribuintes japoneses. Estas foram, até à data, as únicas detenções feitas em consequência desta investigação, onde pudemos documentar milhões de yenes de carne de baleia desviada.

Isto não foi uma acção policial - foi uma táctica de intimidação pelas agencias governamentais responsáveis pela caça à baleia – é o tipo de perseguição aos denunciadores que não devia ser permitida numa democracia. As primeiras noticias sobre uma eminente detenção vieram das estações televisivas. Alguém deixou passar essa informação de modo a assegurar que seriam transmitidas imagens dos activistas da Greenpeace algemados nos noticiários japoneses.

Mais de 40 polícias invadiram os nosso escritórios e as casas dos activistas, e passaram 10 horas a apreender telemóveis, documentos e computadores, apesar do facto de já ter sido entregue na polícia toda a documentação relativa ao modo de aquisição da carne de baleia em causa e de nos termos disponibilizado para ajudar a polícia na sua investigação em qualquer momento. Um simples telefonema teria feito com que Junichi e Toru se tivessem apresentado na esquadra. Em vez disso, o governo fez um espectáculo público ao encerrar a Greenpeace local.

Não deixe que o Japão esconda a verdade. Exija a libertação de Junichi e Toru e exija o fim do programa de caça à baleia no Japão. A corrupção de alguns burocratas que lucram com a caça à baleia não deve ser uma desculpa para perseguir aqueles que a expuseram. A vergonha nacional e internacional que este escândalo trás às agências japonesas responsáveis pela caça à baleia é uma das razões pela qual o Japão devia terminar, de uma vez por todas, com a farsa do seu programa científico de baleias.

Por favor, entre em acção e passe esta mensagem aos seus amigos. Vamos levar Junichi e Toru de volta às suas famílias e exigir que os verdadeiros criminosos sejam julgados.

Obrigado,
The Greenpeace Whale Team

Fonte: Greenpeace

Sem comentários: